Sunday, May 30, 2010

Twitter: Perda de tempo ou essencial na vida moderna?

Este post é decorrente do artigo de Paulo Nogueira na Revista Época que fala sobre o twitter após a sua utilização por um ano. 

O twitter pode ser perda de tempo ou essencial. Depende de como você o utiliza. Uma amiga reclamou que só lia tweets inúteis de pessoas contando o que comeram no café da manhã ou com raiva da mãe. Eu disse que talvez ela devesse seguir pessoas da idade dela, com algum interesse em comum, seus jornais e revistas favoritos e personalidades que admira. Disse que fazendo isso a rede social  automaticamente deixaria de ser uma perda de tempo.

Quem gosta de estar antenado também tende a gostar de receber as notícias em primeira mão. Usando o twitter não é necessário visitar a página de cada revista ou jornal favorito para saber das últimas. Está tudo ali. Perda de tempo é não usá-lo e navegar em cada site em separado.

Concordo parcialmente com o artigo, pois apesar de acreditar que o twitter seria mais útil se compartilhássemos mais informações relevantes e menos atividades corriqueiras, penso que deveria apenas haver um equilíbrio.  Afinal de contas imagino que quem usa twitter não se propõe a ser um mero repassador de notícias. Muito pelo contrário, quer contar as suas notícias para pessoas que estão interessadas nelas: seus amigos, familiares e os novos amigos que faz ali. 

Não é surpreendente que David Letterman menospreze esta ferramenta de comunicação, pois ela de certa forma o coloca em pé de igualdade com os demais usuários. Obviamente os famosos continuarão tendo suas vozes mais ouvidas que os demais, pois assim como na ´vida real` eles atraem mais seguidores. 

Agora considerando que quem faz uso do serviço pode seguir quem deseja, seria condescendente da nossa parte usar o twitter apenas para repassar notícias. Isso sem mencionar o fato de que há usuários que não gostam das opiniões de certos jornais ou revistas ou simplesmente não falam a língua usada na matéria. Por isso acredito que deve haver moderação tanto no repassar de notícias quanto na divulgação da sua vida, mas a supressão do seu cotidiano não é esperada, uma vez que quem lhe segue tem algum interesse no que você diz, do contrário não te seguiria.

O que a matéria não falou foi o malefício do microblog. Ele pode afetar o contato social ou familiar se o usúario deixa de trocar idéias com as pessoas ao seu redor para fazê-lo no twitter. Tendo em vista que você pode tuitar do celular, você pode parecer estar tendo um affair com milhares de pessoas se interrompe as suas atividades para contar para a tela do celular ou do computador o que está fazendo.

Se você não gosta de twitter aconselho a fazer como o meu marido e fingir que está interessado(a) quando a sua cara metade comentar sobre o próximo tweet. Isso é uma forma de incluí-lo(a) na atividade. 

Se você tem interesse em saber sobre o uso deste famoso recurso como ferramenta de marketing, acompanhe meu amigo Vagner no twitter VGSouza ou no blog com o mesmo nome (na lista de blogs à direita).

Embora tenha recomendado minha amiga a seguir pessoas da idade dela eu gosto de seguir jovens. Gosto de aprender sobre seus dilemas, descobrir novas músicas, como a abaixo, que fez parte do Eurovision deste ano.



Além do mais, tenho uma sobrinha de 17 anos, foto abaixo, e me interesso pelo mundo dela.