Saturday, December 08, 2007

Cocaína mata 3 em menos de 1 semana na Irlanda

Há uma semana vi um comercial na tv falando sobre o crescente consumo de cocaína entre os jovens. Dias depois anunciaram que Katy French, uma modelo irlandesa de 24, morreu na ambulância a caminho do hospital em Navan (Dublin) e foi ressucitada por paramédicos. Ela estava numa festa e lá consumiu cocaina. Ela passou mal e foi levada para um quarto, onde começou a ter convulsões. Só então chamaram uma ambulância.

Contudo, ela entrou em coma e teve diversas paradas cardíacas entre as tentativas de deixá-la respirando sem a ajuda de aparelhos. Explicaram que a cocaína literalmente arruinou o cerébro dela.

Enquanto isso, em outra festa, em Waterford, no condado de Kilkenny, vários convidados também passaram mal após consumir esta droga. John Grey (23) e Kevin Doyle (21) tiveram o mesmo fim que Katy French.

Segundo RTE, a classe média e profissionais qualificados tem usado essa droga na crença que ela é uma diversão segura. Como podem pessoas esclarecidas pensar isso? Será que eles imaginam que há controle de qualidade nas refinarias de cocaina?

Em 2001 membros do IRA foram pegos com passaportes falsos na Colômbia. Descobriram que eles estavam naquele país treinando rebeldes da FARC - Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia. Eles foram condenados a 17 anos de prisão, mas conseguiram reduzir a pena e retornar para a Irlanda. A presença de radicais irlandeses na Colômbia e cocaina na Irlanda não parece ser uma coincidência. Esta é minha tese.