Sunday, May 01, 2011

A visita de João Paulo II a Galway

A visita do Papa a Galway em 30 de setembro de 1979 aconteceu numa época em que era incomum visitar a Irlanda. Tiros e bombas eram tudo o que se via sobre o país nos noticiários internacionais. Nem mesmo astros do rock costumavam tocar aqui. Os festivais de música no Castelo de Slane ainda nem existiam. 

Quando o Papa chegou no Hipódromo de Galway havia 280.000 jovens esperando por ele. No ano em que união estudantil da Universidade de Dublin conseguiu trazer a primeira vendedora automática de camisinhas para o país, o Papa alertou que ¨as tradições religiosas e morais da Irlanda, a própria alma da Irlanda, será ameaçada pelas tentações que não poupam qualquer sociedade da nossa era¨.

A ¨isca do prazer¨ será forte e ¨o desejo de ser livre de restrições externas podem manifestar-se fortemente no domínio sexual¨, disse o Papa.

¨Não fechem seus olhos para a moral doentia que assola sua sociedade hoje e da qual sua juventude não será protegida. Quantos jovens já deformaram suas consciências e substituiram a verdadeira alegria da vida por drogas, sexo, álcool, vandalismo e pela busca vazia por meras posses materiais?¨, ele perguntou antes de terminar sua homilia com um sonoro ¨Jovens da Irlanda, eu amo vocês¨, que gerou uma reação efusiva daqueles presentes, como você pode ver no primeiro vídeo abaixo.

Papa João Paulo II em Galway - GalwayNews.ie
A visita do Papa a Irlanda durou 3 três dias. Começou dia 29 de setembro de 1979, no Parque Phoenix, em Dublin e seguiu para Drogheda, Clonmacnois, Galway, Knock, Maynooth e Limerick, terminando com uma despedida no aeroporto de Shannon. O segundo vídeo mostra trechos de toda a visita.