Sunday, July 03, 2011

O segundo trimestre de gravidez vai deixar saudade


Aparando o seio esquerdo para tentar driblar a dor decorrente do esticamento dos ligamentos, tomando leite para contornar a queimação, que sobe e parece estourar bem no topo da garganta, enquanto o bebê chuta a minha cérvix e eu sinto um pouco de dor de cabeça devido ao sol que tomei quando ía e voltava do centro hoje. Isso somado à dor nas cadeiras experimentada no ínicio da caminhada. 

Não é um quadro muito animador, mas a boa notícia é que o bebê começou o gráfico de chutes bem. A partir da 28a semana a grávida é instruída a contar 10 chutes e marcar no gráfico o horário em que o décimo chute ocorreu. Não é necessário contar quanto tempo cada chute dura. Os chutes devem acontecer em 12 horas e o registro deve ser feito preferencialmente das 9 da manhã às 9 da noite.

Pete e eu recapitulamos alguns momentos no hospital, tal como quando a Gemma, a enfermeira que me visitou mais vezes, disse que minha barriga está grande. Outra enfermeira disse o mesmo, inclusive a médica na hora do ultrassom. Contudo, o tamanho da cabeça do bebê indica que está dentro do previsto para para 27 semanas. A questão é que há muito líquido no meu útero. A médica disse que caberiam dois bebês ali. Não é à toa que o bebê mexe tanto, pois espaço é o que não falta! A imagem na tela parecia o fundo do mar.

Caso o bebê não dê os 10 chutes em 12 horas diariamente, ou haja sangramento, perda de líquido ou a cólica se repita, terei que voltar para o hospital. Essas foram as recomendações que recebi antes de ser liberada ontem, mas estou confiante que nada disso ocorrerá. Não estou preocupada nem levei um susto ao ser instruída à ir para o hospital, como algumas pessoas sugeriram. Continuo tranquila. Preocupação só atrapalharia o bebê. O que já está claro para mim é que a ótima disposição do segundo trimestre está dando lugar para o mesmo cansaço e sono do primeiro trimestre, além de dores novas.