Saturday, March 10, 2012

Primeiros cinco meses da minha bebê e eu


Daqui duas semanas minha bebê completa seis meses. Eis o que se passou de forma bem suscinta:

Primeiro Mês

O meu único receio era deixá-la cair, pois ela era molinha. Ela mamava a cada 2 ou 3 horas e ficava acordada pouco. Era comum dormir nos meus braços por horas. Como colocar sua anjinha no berço de imediato quando você esperou tanto tempo para tê-la em seus braços?

Segundo Mês

Meu medo de deixá-la cair diminuiu porque ela começou a ficar durinha, o que facilitou muito na hora do banho. Embora o baby blues já tivesse passado (eu apenas chorava ao entardecer, benditos hormônios!) vieram pensamentos sobre o futuro e foi aí que resolvi viver intensamente o presente, como se cada dia fosse o último. Cliché ou não, é a verdade.

Ela mamava a cada 3 ou 4 horas e ficava acordada um pouco mais. Quando achávamos que ela escaparia das cólicas elas começaram no fim do mês. O lado positivo é que você aprende a distinguir os choros de fome e dor rápido!

Ela começou a dormir a noite toda. 

Terceiro Mês

Ela mamava a cada 4 ou 5 horas e teve uma crise de cólicas. Digo, cólicas todas as noites por uma semana. Passamos a dar banho na tummy tub com mais frequência, o que ajudou. Fora isso, ficávamos com ela no braço, nas posições que ela sentia mais alívio, por cerca de 30 min por noite. Não é nada em relação à certos bebês.

Quarto Mês

Ela mamava a cada 4 ou 5 horas também, mas com certa irregularidade, ou seja, às vezes ficava até 6 horas sem mamar. As cólicas diminuiram bastante passando a eventuais gases rapidamente dissipados ao colocá-la nas posições propícias para tanto.

Quinto Mês

O espaço entre as mamadas reduziu de uma hora para a outra de forma que antes a última mamadeira era  entre às 22hs e 23hs e agora entre às 18hs e 19hs! Isso somado ao pescoço bem firme e ao interesse pelo o que comemos resultou no ínício da papinha (baby rice) e purês de vegetais. Bem, vegetal. Ela começou a comer purê de cenoura ontem. Felizmente ela come e dorme muito bem!