Monday, February 04, 2008

Celebridades no Brasil

Ontem li que a Naomi Campbell está no Brasil para o Carnaval de 2008. Essa notícia ainda pode causar frisson em alguém? Acredito que não. Esta modelo e ex-mulher do baixista do U2 não sai do Brasil. Seria mais provável alguém se espantar com a notícia de que ela não vai mais ao nosso país.

E se eu te disser que o quarteto irlandês chamado U2 está de volta ao Brasil para o Carnaval de 2008, você acha a notícia igualmente sem sal? Pode ser que sim, se você não curte a banda. Mas se eu te disser que a banda tocou no aniversário de 40 anos da filha do Gil (não a Preta Gil, ele tem outra filha) na casa do Ilustríssimo Ministro da Cultura?

Não sei quanto a você, mas já essa notícia me causa mais é enjôo. O que Bono e Gil podem ter em comum além do fato de ambos serem cantores? Ok. Ambos lidam com o poder fora do mundo da música quando fazem política, cada um a seu modo. Aceito essa tese. Aliás, fico até feliz com essa amizade, por um lado, pois, talvez, se não fosse por ela Bono & Cia Ltda não estariam tornando o Carnaval de Salvador mais internacional. 

Há dois anos, quando o Fat Boy Slim, esteve em Salvador, assim como o U2, que veio em turnê para o Brasil, alguns diziam que o Carnaval de Salvador estava sendo descaracterizado. Entendo a idéia e respeito a preservação da cultura brasileira, mas no final das contas, não são os foliões que estão convidando músicos internacionais para fazerem parte do Carnaval de Salvador. Se o Gil está cometendo um erro ao convidar roqueiros para participar da festa e/ou do seu trio 222 eu não sei, mas se for, de fato um erro, ainda é a melhor coisa que ele fez durante seu mandato.