Tuesday, February 12, 2008

A dieta da fertilidade de Posh


De acordo com a revista Now a Victoria Beckham, do antigo grupo Spice Girls, está fazendo dieta para engravidar. Por isso, a revista publicou uma matéria sobre alimentação para supostamente aumentar a possibilidade de engravidar. 

Fui adiante e pesquisei mais sobre isso. Muitos artigos dizem coisas que vale para quem quer ficar saudável e que já sabemos, tais como, que devemos ingerir 5 porções de frutas e vegetais e beber pelo menos 8 copos de água por dia, que devemos diminuir o consumo de gorduras e, especialmente o de comidas processadas como, por exemplo, açúcar e farinha refinada, presentes em guloseimas doces e junk food.

Eles explicam que as comidas processadas não oferecem nada para um bebê em desenvolvimento (e nem para a gente, não é mesmo?) e que é comum mulheres terem diabetes durante a gestação, daí mais um motivo para ficar longe delas. A diabete na gravidez pode ocasionar bebês grandes, e, consequentemente, aumenta o risco de cesária. Na Europa, ao contrário do Brasil, os médicos consideram a cesária como último recurso. Não é uma opção dada às futuras mães que utilizam o serviço de saúde público.

Nem preciso falar que desancoselham a fumar e beber, não é mesmo? A inovação, para mim pelos menos, foram os chás verde e o chá orange pekoe (variedade de chá preto) como potencializadores da fertilidade.

Alguns médicos não acham prudente a ingestão de frutos de mar, e, principalmente de sardinha, devido ao seu alto nível de mercúrio. Esse elemento químico tem sido associado a sérios problemas para os bebês, incluindo o autismo. Contudo, há uma corrente de médicos que acredita que comer peixes faz bem, pois contém ômega 3, o que diminiria os riscos de partos prematuros e bebês abaixo do peso. Os benefícios do ômega 3 não são pacíficos. A saída para quem acredita neles, mas não gosta ou tem medo de comer peixes é a ingestão de nozes, rúcula e óleos vegetais. Todos contêm ômega 3.

Um site indiano prega que os produtos derivados do leite contêm lactose, o que é convertido em dois açúcares durante a digestão: a glucose e a galactose, e que a galactose é tóxica aos ovários. E de acordo com eles, para piorar as coisas, algumas mulheres têm níveis baixos da enzima necessária para quebrar o açúcar e que a galactose aumenta perigosamente. [Complexo, não?] Assim, eles advertem contra o consumo de leite, sorvete, queijo cottage, e, especialmente o de iogurte, pois contém muita galactose. Para obter o cálcio de outra forma eles indicam folhas verdes, feijão, sucos forticados e, se necessário, suplementos de cálcio. 

Os indianos ainda falam da importância de balancear os hormônios (assim como os demais médicos) e indicam alimentos propícios para tanto:

Grãos integrais – macarrão, arroz, pão*, cereal e farinha de aveia.
Vegetais – cenouras, batata doce, espinafre, repolho e broccolis.
Legumes – grão-de-bico, lentilhas, ervilhas, (fava de) soja, feijão preto, outros brotos.
Frutas – maças, mangas, bananas, pêssego e pêra.

* O pão branco não, por favor, ou você quer enfiar uma colher de sopa de açúcar na boca? De acordo com o médico que inventou a Dieta de South Beach, dá no mesmo.

No geral todos falam sobre a importância da vitamina B6, do ácido fólico, da vitamina C e do mineral zinco. Como já foi dito, a vitamina B6 pode ser obtida em cereais matinais, pães integrais, nozes e óleos como o de girassol e o azeite - atente para os óleos com a vitamina E, esses devem ser comidos em porções pequenas.

O suplemento de ácido fólico, com 400 microgramas por dia, deve ser tomado 3 meses antes de engravidar e nos 3 primeiros meses da gravidez. O zinco encontra-se na carne, nas nozes de pinho, na aveia e nos cereias integrais e é importante tanto para a mulher quanto para o homem. Há zinco no leite e no queijo também, então fica à seu critério acreditar ou não na teoria dos indianos sobre o malefício dos produtos derivados do leite para os ovários.

Se conhecer alguém que seguiu uma dieta para engravidar dê o seu relato. Eu, particularmente, já como muitos desses alimentos no dia-a-dia, então quando quiser engravidar não precisarei mudar muito minha alimentação. Será mais uma questão de deixar de comer alguns alimentos mesmo.