O paciente que assisti hoje ensina: coma muita carne com gordura, salsichas, queijo e maionese, seja sedentário e depois resolva usar o crosstrainer ou esteira no máximo, elevando o seu batimento cardíaco além do ideal para a sua faixa etária. Se o seu é 172. Eleve para 240 batimentos por minutos da próxima vez. Não dê importância para a dor no peito que você começou a sentir após o começo desses exercicíos! Basta isso!
Depois você se prepara para ter um catéter inserido no seu coração e para conversar com fisioterapeuta, cardiologista, enfermeira para reabilitação cardíaca e tomar 5 remédios: para o coração, pressão e colesterol. Isso sem falar num programa de recuperação cardíaca de 8 semanas, em que você tem que ir ao hospital 2 vezes por semana e, é claro, fazer exercícios, mas, desta vez, moderadamente.
Papo sério:
O peito não é o único lugar em que a dor que anuncia o ataque cardíaco. Ela pode se manifestar tanto nos braços quanto nas costas, mas geralmente ocorre da altura do peito até o queixo. Os sintomas são: dor central apertando o peito, suor, náusea e/ou vômito, tontura, pés e mãos frios e húmidos e palpitação.