Friday, April 29, 2011

William & Kate: moral da história


Não importa o quanto gorem o seu relacionamento, ele só depende de você e da outra parte envolvida. Muitos propagavam a idéia de que o namoro de 8 anos não se formalizaria. Kate não se desesperou, não deu golpe da barriga. Acreditou no seu taco e talvez no destino. Teve sucesso assim.

Morar junto não significa que alguém está evitando o casamento. Algumas pessoas gostam de avaliar bem antes de tomar uma decisão para a vida toda. Sabemos que há pessoas que encaram o morar junto como a virgindade antigamente. Se ceder, o homem perde o interesse. Felizmente a mentalidade masculina em geral já sofreu um grande avanço e não os vemos sustentar esses argumentos antiquados.

Discrição poupa o casal de opiniões não solicitadas. Eles simplesmente foram morar juntos. Isso só foi amplamente divulgado durante os preparativos para o casamento. Não acredito que eles 'esconderam' este fato com receio de ataques moralistas, pois a Inglaterra não é um país católico ou conservador. Acredito que foi decorrente da discrição britânica mesmo.

Um príncipe de verdade coloca a mão na massa algumas vezes na vida para ao menos saber das dificuldades que os menos privilegiados passam. Não se sabe se por escolha própria, por inspiração na bondade da mãe ou por incentivo do pai, mas podemos deduzir que tem algo a ver com a educação ou exemplo dentro de casa. Trocando em miúdos, a riqueza não determina que alguém será um bacaca insensível embora tenhamos vários exemplos disso!

Uma mulher do povo fisgou um bom partido sem mostrar o bumbum uma vez sequer. Ao invés de visar a Playboy ela foi estudar na melhor universidade da região. A mídia inglesa sempre comentou como ela sempre estava elegante e composta até ao sair de boates às três da manhã. Dizer que ela nunca perdeu a classe em público não é um exagero. Ela 'venceu' as concorrentes com literalmente muita classe e pasmem: sem tingir os cabelos de loiro! Talvez foi uma tática para chamar a atenção, já que é minoria.

Thursday, April 28, 2011

Voltando ao Facebook... E ao Twitter?

No post sacrifício virtual para uma quaresma real eu falei das razões que me levaram a deixar de usar o Facebook e o Twitter durante a quaresma. Passados 2 dias do seu final, voltei ao Facebook. Respondi os comentários deixados no meu último status e basicamente respondi algumas mensagens ainda não lidas.

Depois disso passei meus olhos por algumas das últimas atualizações e senti a mesma coisa de antes! Já fui logo explicando que o meu Facebook não está conectado ao meu email e que para quem tem urgência na resposta o email e a sms são as melhores opções. 

Sim, pois achei melhor deixar de receber emails todas as vezes que alguém comenta um status ou uma foto. Não que eu não goste de receber feedback. Muito pelo contrário. A questão é que se você opta pela notificação via email de cada um deles você acaba ficando escravo do Facebook. E por que não dizer viciado em Facebook também? 

Dependência é algo que me incomoda. O cigarro me incomodava muito por essa razão também. O uso constante de redes sociais parece ter causado o mesmo: dependência e incômodo. Por isso a pausa na quaresma foi tão positiva. O meu relacionamento com o Facebook definitivamente não será como antes, embora ele tenha suas vantagens.

Quanto ao Twitter, li os últimos tweets de algumas pessoas que sigo, logo após o retorno ao Facebook. A maioria deles continha reclamações. Twitter virou uma espécie SAC global. Por um lado isso é benéfico, pois alerta os próximos consumidores, quando de fato trata de relações de consumo ou de produtos, mas por outro lado só beneficia o próprio ser que tuíta quando a reclamação representa um desabafo.

Assim, à princípio, eu nem cheguei a tuitar. Voltei mais tarde, pois tinha sido inspirada pela lua cheia, que estava avermelhada e linda. Podem ser os hormônios da gravidez que estão me deixando menos tolerante. Talvez agora eu realmente esteja precisando de muita paz e tranquilidade e, por isso, me irrite ou me desinteresse por certas coisas.

De qualquer sorte, o reclamar por reclamar e a tiração de onda parecem ser ainda mais comuns no mundo virtual, por isso as redes sociais devem ser usadas com moderação. 

Tuesday, April 26, 2011

Antes de encaminhar vídeos por email

Todos os dias recebo vídeos por email. Pessoas boníssimas fazem o download desses vídeos antes de assisti-los e encaminhá-los para mim. Será que elas imaginam que ao fazer o download deles elas estão salvando estes vídeos em seus computadores? Será que elas também imaginam que mesmo que eles não contenham vírus, eles vão tomando espaço na sua máquina, o que com o passar do tempo, pode deixá-la bem lenta?

Como imagino que ninguém gosta de um computador com vírus, o que é ainda pior do que um computador lento, eu resolvi escrever este post com uma dica bem simples para evitar dor de cabeça e gastos com o conserto da sua máquina.

Há pessoas que, prevendo ou já sabendo do sucesso dos vídeos que você encaminha, colocam praticamente TODOS eles no YouTube. Basta visitar o site www.youtube.com e colocar o nome do vídeo ou palavras que o identifiquem no campo de busca, no topo da página. Uma vez encontrado um vídeo, copie seu endereço e cole no corpo do email antes de enviá-lo.

Por exemplo, hoje recebi um email intitulado ¨Vídeo do CQC proibido de passar para o público. Não deixe de ver pelo amor de Deus!¨. O nome do vídeo anexado é ¨CQC¨. Assim, digitei 'cqc vídeo proibido' no campo de busca do site do YouTube. O resultado da pesquisa foi uma lista com vídeos semelhantes entre si e com o mesmo tempo de duração, qual seja, 5:21 minutos. Assisti o que tinha sido visto mais vezes. Caso eu queira enviá-lo por email agora, eu copio o endereço (http://www.youtube.com/watch?v=1gEexkaezjQ) no corpo do email e pronto. 

É possível que você tenha que buscar alguns vídeos em Inglês. O bebê bêbado em Las Palmas, por exemplo, não pode ser encontrado buscando ¨bebê bêbado¨ no YouTube, mas se você digitar ¨drunk baby¨, no campo de pesquisa, você o encontra. 

De qualquer sorte, é melhor ficar na curiosidade se você não conseguir encontrar um vídeo do que correr o risco de contaminar seu computador. Eu penso assim. A curiosidade às vezes não mata um gato, mas acaba com a sua máquina! E se a sua máquina é um celular sem anti-virus, você terá que abrir mão dele durante o conserto! 

Sunday, April 24, 2011

Happy Easter!

One hour was all I could wait until I started eating my Easter Egg this morning. I confess the accompanying chocolate bars were gone yesterday. Last night Pete reminded me I'm a big girl (no pun intended) and that I could eat them whenever I wanted when I asked his opinion as to whether or not he thought it was ok not to wait until today. The joys of being an adult! No one tells you to wait until Sunday to devour your Easter Egg! Happy Easter! 

Thursday, April 21, 2011

O incidente com guindastes NÃO podia se repetir!


Quem nunca recebeu um email com as fotos do incidente com guindastes que tentavam resgatar um carro caído num pier? Dizem que aconteceu no Pier de Roundstone em Conemmara em 2004, aqui na Irlanda. Quem vê a sequência de fotos surpreende-se com cada novo infortúnio capturado. Pode-se dizer que é a manifestação repetida da Lei de Murphy bem diante dos nossos olhos. Veja o vídeo com as fotos abaixo:


Fotos originais por Nicholas Griffin.


Há cerca de um mês começou uma novela envolvendo o transporte de dois ferries que navegavam entre a Baía de Clay até as famosas Ilhas Aaran. Clann na nOileain e Clan Eagle 1, vítimas da recessão, foram vendidos para uma companhia francesa e deveriam ser transportados para a ilha de Mauritius. 

Então, enviaram o MV Pantanal para transportá-los. Um navio gigantesco que ficou aportado na Baía de Galway por muitos dias, atraindo minha curiosidade. O navio cargueiro alemão infelizmente bateu nas rochas no caminho da Baía de Clay, onde os ferries costumavam partir para as Ilhas Aaran, não podendo cumprir seu trabalho. 


MV Pantanal - The Irish Times
Assim, enviaram um navio cargueiro ainda maior, o dinamarquês Thor Guitta, de 7 toneladas.


Thor Gitta - Galway Advertiser
Thor começou a içar Clan Eagle 1, que veio parar no Pier de Galway, onde, diga-se de passagem, Torben Grael chegou liderando a corrida oceânica Volvo em 2009. 

As torres com os guindastes de Thor medem nada menos que 60 metros e quando estavam com Clan Eagle 1 a 12 metros d'água, uma das correntes arrebentou, e o ferry caiu devolta n'água. Foi um capítulo tenso nessa novela, pois além do susto três homens se machucaram e tiveram que ser hospitalizados, felizmente sem correr risco de vida.


Clann na nOileain
 Joe Shaughnessy - Connacht Tribune


Por isso, os trabalhos foram suspensos por uma semana. Quando retomaram os serviços para içarem Clann na nOileain começaram às 7 da manhã. Profissionais levaram um longo tempo mergulhando para passar os cabos ao lado e debaixo do navio. 

Às 2 da tarde da última sexta-feira, o segundo navio estava pronto para ser içado. Contudo, logo quando começaram os alarmes dos guindastes soaram e tiveram que adiar os serviços para a última segunda-feira para que técnicos pudessem avaliar os guindastes. MV Pantanal, que nesta altura já estava recuperado do baque que sofreu na Baía de Clay, deixou a Irlanda naquela sexta-feira.

Quando achávamos que a novela chegaria ao fim na segunda, as autoridades marítimas  emitiram uma ordem, com peso de determinação da Suprema Corte, impedindo o navio de  sair do porto de Galway até o pagamento de uma garantia. Hoje Thor Gitta finalmente deixará Galway sem deixar um rastro de fotos desastrosas como aquelas de 2004.

Tuesday, April 19, 2011

Um outro tipo de terremoto

Não foi nada parecido com borboletinhas batendo as asas. Isso eu senti poucas vezes. Hoje, no começo do 5o mês, o que eu senti equilave mais a um pequeno terremoto.

Foi tão surreal quanto ver o bebê na tela do computador durante o ultrassom, quando eu olhava para a tela e para a barriga e vice-versa para acreditar no que estava vendo, pois até então não dava para sentir quase nada. Só as borboletinhas mesmo, como vemos explicado em vários sites sobre maternidade que falam sobre a movimentação do bebê durante a gravidez.

Eu estava sentada no sofá, com as pernas esticadas, quando senti umas batidinhas dentro da minha barriga. Eu imediatamente abri a minha blusa e, então, pude ver minha barriga em movimento. Dentro, a sensação era como a de um terremotinho. De fora ela vibrava em movimentos curtos de cima para baixo. Agora é registrar a frequência desses terremotinhos. Que eles sejam diários! (Arte por Jack Hass)

Friday, April 15, 2011

Esperando...

Estou esperando um bebê há 16 semanas. Passei por um ultrassom ontem e está tudo indo bem, embora a médica não tenha conseguido ver o sexo do bebê. Ainda passarei por pelo menos mais um ultrassom. Contudo, pedirei para ela não me contar o sexo. Eu realmente queria ter sabido ontem, mas como não foi possível resolvemos esperar até o nascimento. 

Se for menino é possível que o chamemos de Lucas. É importante para mim que o nome não tenha a pronúncia alterada em Inglês. Lucas é um nome bonito com um apelido fofo, Luc, que soa com um nome bem popular na Irlanda: Luke. Não coloco logo Luke, pois não gostaria que o chamassem de Look no Brasil. Quando estive lá no ano passado me chamaram de Ana Die!

Se for menina é possível que a chamemos de Megan ou Milena ou alguma variação desse nome: Melina, Malina, Malena. Como Melina e Malina me parecem os menos propícios a terem a pronúncia alterada em Inglês, é possível que seja um desses dois, se não for de fato Megan, o primeiro nome escolhido para menina.

Wednesday, April 13, 2011

Sacrifício virtual para uma quaresma real

Li um post sobre a quaresma no site da CNBB e lá Dom Eurico dos Santos Veloso dizia que a quaresma nos chama à reconciliação, à mudança de vida, a assumir a busca da humanidade inteira por libertação, justiça, dignidade, reconciliação e paz. 

Não espero conseguir tanto com meu sacrifício virtual, mas é interessante darmos uma pausa naquilo que está nos fazendo mal para tentarmos ver a questão sob outro ângulo ou nos colocarmos no lugar da outra pessoa ou ainda, simplesmente para nos desintoxicarmos.

Muito progresso pode ser obtido fazendo-se uma pausa, mesmo que não consigamos uma mudança de vida imediata em seguida. Na pior das hipóteses terminamos nos sentindo mais fortes, mais conscientes sobre a questão e mais hábeis para evitar ou diminuir o problema. 

De certa forma, é estar mais próximo do projeto de Deus, pois ao mesmo passo que identificamos o que nos distancia dele, olhamos para dentro de nós e buscamos melhorar. Ah! E temos licença para comer chocolate à vontade no final! É uma boa recompensa na páscoa ou fora dela. 

Não sei ao certo se foram os tira-onda no Facebook ou a chegada de Charlie Sheen ao Twitter que me deram um empurrãozinho para fazer o sacrifício virtual durante a quaresma, ou seja, nos 40 dias que antecedem a páscoa.

Na verdade, à princípio, eu me comprometi a fazer uma semi-quaresma, por um período de 30 dias. Disse isso em ambas as redes sociais, pois deixando as pessoas a par a 'humilhação' seria maior se eu 'falhasse', o que automaticamente me faria ter mais forças para seguir com o meu propósito.

Para não ter chances de trapacear pedi ao administrador de sistema daqui de casa, vulgo, marido, para bloquear o Facebook e o Twitter no meu computador, o que ele fez a partir do computador master, o dele. O celular com internet foi desligado e afastado.

A página do Facebook ficava sempre aberta no canto da tela, o que me permitia saber as atualizações dos amigos de imediato. Ficar sem isso foi a parte mais difícil no começo, pois já era hábito. 

Então, eu me lembrava dos status que me irritavam, como os daquelas pessoas que parecem só usar o Facebook para 'contar vantagem'. Bem, na visão delas elas estão 'contando vantagem', mas para mim elas se mostram fúteis quando não pequenas também. Eu não estava gostando de pensar isso sobre as pessoas. Daí esse sacrifício na quaresma, eu dizia para mim mesma.

A situação no Twitter ficou semelhante do ponto de vista de como eu me sentia. Pessoas tidas como normais e bacanas estavam seguindo Charlie Sheen, repassando seus tweets e comentando sobre ele, o que de certa forma estimulava o ator a acreditar que ele é o vencedor que ele acredita ser mesmo tendo se comportado de forma a perder o emprego mais bem pago na tv americana com o uso de drogas químicas. Isso sem falar nas suas namoradas, mas ninguém no Twitter parecia se importar com isso. Charlie Sheen parecia mesmo ter uma licença para agir como um idiota.

Assim, eu vi a quaresma como uma oportunidade de me afastar disso tudo. Hoje, após 36 dias, eu posso dizer que não sinto falta do Twitter. Já do Facebook sinto um pouco, uma vez que lá posso ver fotos das pessoas que não vejo no dia a dia devido à distância. 

Eu recomendo esse tipo de pausa por diversos motivos:

  • Não damos continuidade a sentimentos negativos ou nos chateamos por besteira.
  • Não há como mudar o outro, mas não estando presente não lemos o que não nos agrada.
  • Notícias importantes chegam rápido por email e telefone também.
  • Quanto menos tempo gastamos em redes sociais mais atenção damos às pessoas ao nosso redor.
  • As novidades de amigos de amigos que não conhecemos, mas que muitas vezes somos 'obrigados' a ler, caem para zero.
  • Ficamos menos suscetíveis a queimar o nosso filme, especialmente no Twitter onde parecemos pensar menos antes de falar alguma coisa. 

Saturday, April 09, 2011

U2 em Brasília dia 08/04/2011 (2 vídeos + 6 fotos)

U2 e Dilma no Palácio da Alvorada em Brasília- 08/04/2011

Minha mãe me encaminhou estas fotos tiradas por Roberto Stuckert Filho, o fotógrafo da Presidência. Julgando por elas e pela mídia brasileira, o massacre no colégio em Realengo certamente deu um tom de tristeza ao encontro do U2 com a presidente Dilma, o que foi bem diferente da visita à Brasília em 2006, quando Bono encontrou-se com Lula na Granja do Torto para um churrasco vestindo sandália, calça folgada e o chapéu de cowboy típico da turnê Vertigo, ou seja, bem descontraído.

Desta vez a banda foi em peso para Brasília e o meu palpite é que foi em solidariedade à tragédia de ontem no Rio de Janeiro. Do contrário, Adam ficaria concentrado em Trancoso, ou lugar parecido, até o primeiro show e pelo menos Larry, também não teria ido, já que sabemos que ele não se amarra muito em políticos. 

Ponto para Morleigh Steinberg, a esposa do The Edge, por ir ao Brasil. Em 2006 Larry disse que se sente muito seguro no Brasil e os fatos agora comprovam isso. Veja Ann Acheson, sua companheira há 30 anos no primeiro vídeo. Ponto para ela também. Ali está com saldo negativo conosco agora. 

Finalmente, ver Brasília ao fundo, mesmo que fora de foque, só aperta mais o coração, que bate apertado desde ontem. Tenho acompanhado o pós-massacre pela internet. Os relatos das crianças me emocionaram muito, especialmente o de Jade Ramos. Meus pêsames ao Brasil e bom show para quem vai ver o U2 ao vivo. 

Abaixo, um vídeo da visita e outro com o Bono sendo entrevistado na saída do Palácio da Alvorada e mais fotos.










Friday, April 08, 2011

Muito calor!

Após quinze minutos de caminhada no calçadão de Galway hoje tirei o cardigã de tricot preto de cerca 2 cm de expessura, ficando apenas com uma blusa de linha fininha com manga 3/4 e uma leve capa de chuva até a cintura, além da calça jeans. Passados dez minutos a capa de chuva foi-se e o leve cachecol foi desenrolado do pescoço. A brisa marítima não batia. 

Chequei a temperatura agora. Faz 20°C. Pode não parecer muito, mas meses atrás nevou. Ou seja, mesmo se considerássemos que a temperatura média do inverno foi de 10°C, o que é uma temperatura bem generosa, temos aí uma subida de 10°C. E o verão nem começou. Estamos apenas na primavera.

Isso não significa que o frio acabou de vez. Semana passada mesmo fez um vendaval de tremer as janelas (estamos a 500 metros do mar, pode-se ouvir a sirene do farol daqui, daí sempre sentirmos mais a chegada de um vendaval).

Assim, apesar de em 2010 eu ter dito que a partir de maio já pode-se visitar a Irlanda e aproveitar bem a viagem, em 2011 eu antecipo para abril o começo da melhor época para visitar o país. Sim, pois já escurece bem mais tarde, depois das 19hs. Embora em julho a noite só comece a cair às 22hs, beneficiando as viagens de carro, há muitos mais turistas e as passagens não são tão em conta. Aliás para comprar passagens em conta clique e digite sua senha de assinante pagante para continuar lendo.