Thursday, September 29, 2011

40 semanas e 3 dias de gravidez


Não teve problema algum a vovó chegar na Irlanda um dia após a data prevista para o parto porque nossa bebê ainda não quis nascer. A vantagem disso é que a vovó pode conhecer o hospital e estar presente durante uma consulta do pré-natal hoje.

Antes de mais nada, a doutora usou um ultrassom móvel para ver a posição da bebê, que continua de cabeça para baixo, o que é ótimo, e checou os batimentos cardíacos, que estão normais. O Pete e minha mãe acompanharam o exame na telinha. Minha mãe disse que pode ver não apenas a cabeça bem redondinha, mas como os cabelos também!

Hoje a obstetra ainda realizou um procedimento chamado membrane sweep, que é nada mais do que uma tentativa de iniciar o trabalho de parto pela separação manual da membrana em volta do bebê da cérvix. É menos desconfortável que a coleta de material para exames ginecológicos rotineiros.

Pelo observado durante o sweep, minha cérvix está fechada, ou seja, não há indício de início de trabalho de parto. Por isso, a médica nos instruiu a dar entrada no hospital no 10o dia após a data prevista para o parto. Assim, caso ela não nasça até quinta-feira que vem eles tentarão induzir o parto.

Como já disse antes, a cesárea só é adotada quando não há possibilidade de fazer um parto normal, então, se a indução não tiver sucesso é isso o que acontecerá. Até lá vamos fazendo um pouco de turismo local com a vovó e aproveitando o tempo, que esquentou desde a sua chegada.

Wednesday, September 28, 2011

Criança tem que brincar!

Sobrinha brincando

¨Era super educado, de uma educação raríssima, uma excelente criança. Não saía para brincar nas áreas do prédio, não tinha nada para falar de ruim dele. Era quietinho, de poucos amigos, só saía para ir para a igreja e para a escola. Nunca vi ele aqui embaixo solto¨. 

Esse foi o testemunho para o G1 de Valderes Sanches, a vizinha de David Nogueira, o menino de 10 anos que atirou na professora e se matou em seguida, em São Paulo, na semana passada.

Uma informação que tem me marcado nos artigos sobre criação infantil, é a importância da brincadeira no apredizado de bebês e crianças pequenas.

Assim, tenho me perguntado quando é que os pais deixam de achar que brinquedos educativos estimulam a inteligência de seus filhos e passam a pensar que a criança deve só estudar e frequentar a igreja.

Apesar de algumas pessoas sustentarem a idéia de que criança não tem preocupação, pois a única obrigação é ir à escola e fazer deveres, discordo disso, exatamente porque obrigação gera estresse, assim como as expectativas de pais e professores.

Portanto, a fase pré-escolar é praticamente o único momento de nossas vidas que não sofremos pressão. Sim, pois se os pais forem pacientes todos os dilemas da vida pré-escolar da criança, tais como alimentação e retirada das fraldas, podem ser resolvidos sem gerar estresse para a criança.

Entretanto, a preocupação do governo brasileiro é aumentar ainda mais o ano letivo, que diga-se de passagem, já é pelo menos 20 dias mais longo do que quando eu frequentava a escola.

O Ministro da Educação Fernando Haddad quer passá-lo de 200 para 220 dias. Na Irlanda, por exemplo, o ano letivo da escola primária é de 183 dias e o da secundária de 167 dias. 

Na Irlanda, além dos 7 feriados nacionais e dos 2 meses de férias de verão, os alunos da escola primária ainda tem 2 semanas de recesso no Natal, 1 semana de recesso no final de outubro (um mês após o ínicio do ano letivo) e um recesso de 2 a 5 dias em fevereiro.

E advinha o que essas crianças fazem mesmo durante o recesso do Natal quando, às vezes, faz tanto frio que chega a nevar? Elas brincam na rua com os vizinhos e cachorros. 

Criança quietinha ou estudiosa é ótima do ponto de vista do adulto que não quer ter trabalho ou ser incomodado, mas não dela própria. Criança que não brinca ou faz bagunça não é criança. É ser pequeno forçado a ser adulto antes da hora, que certamente perde o brilho de viver!

O Brasil tem Ministério para resguardar os direitos humanos, os direitos das mulheres, mas não tem um para cuidar das crianças e suas famílias. Simplesmente não há políticos focados no bem estar infantil no Brasil. Ver criança pedindo dinheiro ou vendendo bala no trânsito não choca ninguém.

Fala-se em aumentar a quantidade matérias escolares com o aumento do ano letivo, mas não se melhora a qualidade do ensino, pois não se investe nos professores ou sequer os pagam bem. Se a educação e o bem estar das crianças fosse priorizado o quadro educacional no Brasil seria diferente. Mas como dizem, é muito mais fácil governar analfabetos. Nesse aspecto os políticos pensam a longo prazo!

Sunday, September 25, 2011

Celebração de Arthur's Day (Guinness) - 6 videos

Celebração no centro de Galway


Celebração de fora do tribunal em Cork


Melhores momentos de Dublin


Entrevista com Stereophonics


Paolo Nutini na Guinness Storehouse


Ed Sheeran

Thursday, September 22, 2011

Arthur's Day (Guinness) virou feriado!


Não digo feriado no sentido formal, pois as lojas não fecham e as pessoas trabalham, mas o clima é de festa, como em St. Patrick's Day.

Para quem não sabe, Arthur's Day começou a ser celebrado em 2009 quando a cerveja Guinness completou 250 anos. Os irlandeses gostaram tanto da idéia que tem festejado todo ano desde então.


Seeing as Arthur's Day is coming up

Confesso que estou tão envolvida com a chegada da nossa bebê que esqueci que essa data é comemorada justo hoje, dia que decidi sair para comprar as últimas coisinhas para ela. 

Já no começo da tarde o centro estava bem movimentado e quando saímos do shopping os pubs estavam abarrotados de jovens do lado de fora, pois felizmente, ao contrário de ontem, não chuveu o dia todo. Muito pelo contrário! Fez um dia lindo!

Além dos músicos de rua e do alto astral, ainda escutei um bom e velho U2 sendo tocado no King's Head, que fica bem do lado da loja onde entramos para comprar produtos para o pós-parto. Mas isso é assunto para outro post.

Stereophonics e Scissors Sisters tocarão na Irlanda hoje. Dublin, Cork, Belfast e Limerick são as cidades oficialmente envolvidas com a comemoração da Guinness, mas a celebração se estende a todo país, como pude constatar em Galway hoje. 

Nesta página você pode ver os pubs participantes da festança no país a fora, mas não se preocupe se estiver indo à um pub não listado ali, pois ninguém vai escapar da festa hoje!

Wednesday, September 21, 2011

39a Semana de Gravidez


A novidade é que tenho tido muita Braxton Hicks desde o começo da semana. Na verdade, eu achava que se tratava de longos espreguiços, mas além disso, há uma certa sensação de cinto apertando e às vezes um pouco de endurecimento da barriga.

Isso ocorria esporadicamente, mas com o aumento da frequência resolvi pesquisar se era a tal das contrações de treinamento, que, diga-se de passagem, não doem. Às vezes vem acompanhada de um calor no rosto, que acontece em outros momentos também.

A aliança de casamento deu lugar para o anel da Lady Diana, que é maior, pois os dedos estão mais largos. Os pés também. Mas não estão inchados.

O maior incômodo desde o último mês tem sido a dor nos pulsos quando acordo. Como tiro uma soneca durante o dia a dor se repete e agora já coloco pomada de arnica pelo menos de manhã, pois do contrário fica difícil levantar sem a ajuda das mãos.

As articulações afrouxam durante a gravidez. Por isso tenho essa dor. Mas antes ter dor nos pulsos do que nos tornozelos. Não conseguiria andar nesse caso.

A mochila da bebê já está pronta há bastante tempo e a minha mala também. E já perdi a conta de quantos vídeos de bebês tomando banho na tummytub e tendo as fraldas trocadas que já assisti. Isso sem falar nos artigos sobre os primeiros sinais de trabalho de parto.

Antes parecia que o Natal chegaria antes da nossa bebê, mas agora acredito que o parto vai ocorrer antes! Uma gravidez definitivamente dura 9 meses e 1 ano. O último mês é longo! A data prevista do parto é dia 26, mas só 2% das mulheres tem filho na DPP.

Você deve ter percebido que deixei de chamá-la de Meggie (Megan). É que há a possibilidade de darmos outro nome para ela. Me deparei com um nome lindo, no começo do mês, e o Pete também gosta dele. Todavia, só o definiremos após vermos seu rostinho e conhecê-la um pouco.

Thursday, September 15, 2011

When an iPhone is too much


We were late for our antenatal appointment for the first time today. Luckily we got there in time to be seen by an obstetrician, which was great, because on top of our delay traffic in Galway was bad again making us even later than we would have been.

My blood pressure and urine were checked right away, but due to our delay the wait for the doctor was very long. I was literally the last one to be seen. No problem there.

However, after the doctor called my name and walked us to her office and asked how many weeks I was she proceeded to check her iPhone for what it seemed an eternity. 

I was tempted to ask her if she was using some sort of application to calculate my due date, although I don't have an iPhone myself and wouldn't get this app. 

I guess I was hoping to make some sort of conversation while she repeatedly tried to find whatever she was looking for on her mobile. You'd think that if she's used to using it all the time she'd manage to find it straight away and calculate whatever was needed, but no...

I had plenty of time to think how ridiculous that situation was. I looked at hubby. He didn't look impressed either. 

When she got a scanner to find out whether or not our baby girl has engaged she asked me could I see the baby's heart while she was standing right in front of the machine and blocking my way. 

I appreciate her checking our baby's heart but at week 38 you're hoping to discuss labour related subjects. If I hadn't asked questions that wouldn't have been the case. How frustrating...

Tuesday, September 13, 2011

Furacão Katia

Hurricane Katia | 2
Furacão Katia - Galway - por elena_n
Todos ouvimos falar do furacão Irene, que atingiu os EUA semanas atrás, mas a mídia internacional pouco falou do que viria em seguida. Contudo um jornal local nos alertou sobre a chegada do furacão Katia no último fim de semana. 

Isso ocorreu dias após um alerta do serviço metereológico sobre a chegada de uma gale, ou seja, ventania. Ventania no sentido usual da palavra não é nada mais que um ventinho forte. Pelo menos o era para mim antes de vir morar na Irlanda. 

Quando testemunhei a primeira ventania irlandesa aprendi que é um pouco mais do que isso. Entretanto, não é nada parecido com os furacões americanos. É uma brisa se comparado a eles, mas para quem veio do cerrado brasileiro, a ventania irlandesa é algo novo, com certeza.

Então, quando li que um furacão estava vindo, imaginei que seria algo pior, mas não cheguei a me preocupar, pois não falaram em plano de emergência ou retirada. Acabou que o furacão destruiu alguns galhos aqui em Galway, atrapalhando o trânsito perto do mar. 

Uma conhecida viu algas marinhas na pista em frente ao calçadão e ainda teve gente louca pulando no mar (veja o video). Isso fora as 4.000 casas que ficaram sem energia pelo país a fora, mas de fato não foi nada além do que uma forte tempestade, com rajadas de 100 a 130 km/h que não senti na pele, pois não saí de casa.

Hoje, terça, o clima está normalizado. A chuva que veio com a ventania também passou e tivemos até sol.


Homens mergulham na Bacia de Galway ignorando o furacão Katia.


Passagem do furacão Katia pelo condado de Donegal.

Monday, September 05, 2011

O boom brasileiro também vai acabar


Assim como o crescimento econômico na Irlanda teve fim, o brasileiro também o terá. É o rumo natural das coisas. Afinal, nada fica como está. Ainda mais quando as pessoas tem mais dinheiro no bolso. 

Talvez quem está no Brasil não percebe que o país está passando por um boom, mas de fora, está claro que sim. Embora seja um boom de país em desenvolvimento, pois ainda há pobreza, as baixas camadas sociais tiveram melhoria de vida. 

Basta perguntar à quem contrata empregada doméstica. Se elas não foram as mais beneficiadas com o aumento do salário mínimo, então, não sei quem foi, pois elas estão em extinção, assim como as babás. É o que escuto daqui.

Agora essas mulheres podem galgar melhores empregos, seja porque tem condição de estudar seja porque agora interessa ao governo promover cursos gratuitos para prepará-las para atender as necessidades dos turistas durante a Copa e as Olimpíadas. 

Aliás, se a escolha do Brasil como sede desses eventos esportivos não é uma das provas que o Brasil está passando por um boom, eu diria que a indústria cinematográfica brasileira o é, pois nunca se produziu tantos filmes nacionais no nosso país. 

O dinheiro está rolando e não apenas para dentro das cuecas dos políticos não. Está patrocinando o esporte e atraindo celebridades estrangeiras como abelha no mel. Sim, pois agora vale a pena custear a ida das maiores estrelas de Hollywood para o Brasil. Os brasileiros tem dinheiro para ir ao cimena, mesmo os ingressos custando o dobro do que deveria por causa da bendita carteira estudantil que até um idoso com aposentadoria gorda consegue, se quiser.

Nem todas as pessoas perdem a cabeça e saem assumindo compromissos financeiros além de suas capacidades, tais como a compra de um imóvel, quando não tem estabilidade financeira. Como comentei no post entendendo a crise na Irlanda foi isso que levou muitos à ruina aqui. 

Obviamente se o governo fali há uma série de implicações que afetam até os mais comedidos, como a falta de emprego. Contudo, estar desempregado e sem débito é bem menos pior que estar desempregado e com débito - e o pior, com a hipoteca da casa prestes a ir pro brejo. Por sinal, essa é uma das complicações mais sérias da recessão irlandesa no que refere-se à população. Para o governo certamente são seus bancos.

O site de notícias G1 tem publicado uma série de artigos sobre as finanças dos brasileiros. Há gente com posse de sete cartões de crédito. Um casal contraiu uma dívida de mais de cem mil reais ao administrar vinte e seis!

Se você assisti a Globo do Rio ou de São Paulo constata que há instituições financeiras oferecendo crédito a torto e a direita, outra armadilha em que muitos irlandeses caíram. Eles ganhavam bem, trocavam de emprego facilmente e nunca imaginaram que seus empregadores fechariam as portas, os impossibilitando de pagar os débitos adquiridos para manter o alto padrão de vida adquirido durante o boom irlandês. 

No Brasil ainda não se troca de emprego facilmente, pois na verdade não há emprego para todos ou gente capacitada para algumas vagas especializadas, como nas áreas de engenharia petrolífera ou relacionada ao pré-sal. Entretanto, já se sabe que a média de espera para se conseguir um novo emprego é 2 meses. São 4 meses a menos que antes. Olha o boom aí...

No post Brasília é cara pra dedeu falei dos preços ridiculamente altos que encontrei lá no ano passado. No domingo li que os pais tem que pagar mil reais por uma créche na capital. Na verdade, é uma média de preços, pois familiares me contaram que  gastam mais do que isso.

É um custo de vida europeu com salários brasileiros. É como se todos estivessem gastando o dobro do que deveriam, tendo em vista que a nossa moeda vale metade do Euro. Tudo está super inflacionado.

Por isso os concursos públicos são os salva-vidas de muitos. Não há opção de estilo de vida. Todo mundo tem que trabalhar tempo integral para sobreviver. Para contar com o Estado você tem que estar abaixo da linha da pobreza, na miséria mesmo. Mesmo assim muitos céticos contestam os benefícios sociais no Brasil. 

O problema não está na sua concessão, mas na inércia do governo quanto a melhorar a educação. Sem melhorar a educação pública os jovens morrem na praia quando terminam o ensino médio, pois não tem como pagar uma faculdade particular. Morrem na praia ou já começam suas carreiras endividados tendo que pagar o financiamento da faculdade, pois como sabemos as universidades públicas são tomadas pelos jovens saídos das escolas particulares.

Ao final das contas, quem tiver mantido a cabeça financeira no lugar se salvará, os demais não, mas quem busca educação deveria ser poupado.

Friday, September 02, 2011

Forced to eat white mice in Ireland


If you want to have a good amount of white chocolate in Ireland you have to resort to this pick and mix available at some convenience stores. It's mad because at almost all cashier points you see thousands and thousands of chocolate bars displayed. These stores are very dangerous places to chocoholics like myself. 

Yet if you crave white chocolate you're left with a chocolate bar that is so thin it's an exaggeration calling it a bar. It's more like a thin layer of white chocolate that always leaves you wanting more. I'd need about ten of them to curb my white chocolate enthusiasm! What's more, I'd have an ambulance called on me if I bought that many. I'd end up in a rehab centre or something. 

I say that because the portions of cookies, cakes and other nice stuff like that are small in Ireland. You normally don't see people buying huge amounts of such items. What you can certainly get away with buying loads at once in this country is beer, which is a pity to me because I rarely crave beer!