Thursday, October 11, 2012

Tirando a mamadeira

Caneca sem válvula (fluxo livre)

A preparação para tirar a mamadeira começou aos 7 meses com a caneca acima. Comecei a oferecer água nela e continuei usando as mamadeiras para servir leite. 

Uma semana antes dela completar 1 ano comecei a usar a caneca abaixo apenas para servir água. Como ela adaptou-se muito rápido, na semana seguinte eu já passei a oferecer todos os líquidos nela. Inicialmente o meu plano era substituir a mamadeira em apenas uma refeição por dia e ir aumentando ao poucos, mas tendo em vista que ela amou a caneca, por causa da tampinha (transparente que cobre apenas o bico e é presa na tampa) eu resolvi tirar de vez.  Eu confesso que também amo esta caneca, pois ela pode chacoalhar à vontade que não vaza!

Caneca com válvula

FIQUE LIGADA

Um dia antes de eu começar a retirada das mamadeiras, ela demonstrou descontentamento na hora de tomar água na caneca no lanche da tarde e eu imaginei que a culpa era da caneca, mas não era isso. É que ao completar 1 ano a fome aumentou (e a vontade de tomar leite diminuiu). Assim, no primeiro dia da retirada das mamadeiras eu complementei o lanche da tarde.  Ao invés de servir apenas frutas (feitas no vapor) com iogurte natural eu ofereci um pouco de pão integral torrado (cortado em fatias pequenas que não dou na boca - ofereço com a minha mão, ela pega com a dela, com a mais rapidez e vontade, e passa para dentro da boquinha dela - acho importante incentivar a independência na medida do possível).  

Então, eu diria para você ficar atenta, pois se você também for tirar a mamadeira quando sua bebê completar 1 ano ela pode estar se queixando para comer mais e não para tomar o leite na mamadeira (bem, imagino que você também serve o leite depois da comida).

Tá. Você quer saber porque você deve tirar a mamadeira tão cedo. É porque o leite permanece muito tempo em contato com os dentes quando a bebê mama na mamadeira. No copinho é vapt vupt. Os dentes agradecem. Além disso os bebês precisam trabalhar os músculos da língua para poder falar e isso não acontece quando eles usam mamadeira. 

[Estou tentando encontrar um vídeo que vi outro dia com o testemunho de uma mãe tentando introduzir a caneca para o filho. Ela teve que comprar diversas canecas! Quando encontrar o colocarei aqui. Vale a pena assistir].

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário. Thank you for your comment.