Wednesday, April 09, 2008

Prato Indiano: Dahl de lentilha laranja



Para alguns este prato é entrada. Nós o comemos como prato principal, com arroz, ontem, mas não usamos os vegetais e tomates, o que teria tornado o prato ainda mais saboroso e nutritivo. Também nao usamos a semente de mostarda e para compensar usamos 2 tipos de curry, ao invés de um. Retiramos, repetidamente, a camada branca que a lentilha solta durante o cozimento.

INGREDIENTES:

2 xícaras (chá) de lentilha laranja
2 xícaras (chá) de água
2 xícaras (chá) de legumes picados (abobrinha, cenoura, vagem)
3 colheres (sopa) de óleo de girassol ou vegetal
1 colher (chá) de semente de mostarda
2 pimentas verdes (usamos a Comari em conserva)
2 colheres (chá) de curry
2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos
Sal e pimenta a gosto
Salsa e coentro

PREPARO
Numa panela cozinhe a lentilha, acrescentando, ao final do cozimento, os legumes, para que terminem de cozinhar juntos. Reserve. Aqueça o óleo e doure as sementes de mostarda. Em seguida, frite as pimentas verdes, acrescente o curry e mexa delicadamente. Coloque o tomates, tampe e deixe em fogo brando. Quando os tomates estiverem tenros, junte a lentilha com os legumes e coloque sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e guarneça com a salsa e coentro.

Preparo: 50 min. Cozimento: 40 min.

Observação: A revista Health elegeu a lentilha como o quinto alimento mais saudável. As verdes contem 31% de fibra e as demais, 11%, portanto são os vegetais com maior quantidade de ferro. Além de ser benéfica para o sistema digestivo e para a estabilização dos níveis de açúcar no sangue. Cada 100 g possui 7,5 mg de ferro. A lentilha diminui o risco de doença arterial coronariana e isso não deve-se apenas a presença de fibras, mas de magnésio e ácido fólico também.