Wednesday, December 08, 2010

Antes de enviar presentes da Irlanda

Antes de enviar presentes da Irlanda pelo correio irlandês, An Post, vale lembrar que eles só poderão ser rastreados se forem enviados por carta registrada (registered post). Apenas itens na  modalidade parcel enviados dentro do país podem ser rastreados se forem enviados sem registro (standard post).

Em 2000, enviei um perfume por standard post para o Brasil e nunca chegou. Ano passado me enviaram um presente do Brasil sem registro e chegou. A conclusão que pode-se tirar é que varia de caso para caso, mas se você não quiser correr risco, page um pouco mais e envie por carta registrada.

Nesta página do An Post, você pode rastrear o seu presente usando o código Track & Trace que geralmente começa com as letras RL e termina com as IE. Como você pode ver na imagem abaixo o registro implica num seguro de pelo menos 25, ou seja, cerca de R$60,00. 


Recibo
Para o seu presente chegar no Brasil antes do Natal você deve enviá-lo na modalidade priority parcel ou corrier post antes do dia 16 de dezembro. Se você desejar presentear alguém no Brasil neste Natal a modalidade carta registrada só vale para quem enviou presentes até o dia 6 de dezembro. O mesmo vale para itens enviados sem registro (standard post). 


Nesta página do An Post, você pode estimar o preço do envio do seu presente. Lembre-se que você deve optar por parcel, em what are you sending, e corrier em service required, se deseja que chegue antes do Natal. Para entrar na modalidade parcel a caixa com o presente deve pesar mais de 2kg e as medidas da altura, comprimento e largura devem ser maiores que 900mm.