Wednesday, October 06, 2010

O que você deve saber sobre aquecimento residencial

Chegou o dia em que a ausência de aquecimento em casa a deixa desconfortável para não dizer muito fria. Apesar de termos as instalações necessárias para usar aquecimento à óleo preferimos usar a lareira, pois a queima de turfa é uma das formas menos dispendiosas de manter a casa aquecida. 

As formas mais comuns de aquecer a casa na Irlanda são carvão ou turfa, óleo e eletricidade, em ordem crescente de custo benefício. Apesar de já ter vivido em um lugar com aquecimento à gás, posso dizer que não é tão comum como os demais. 

O carvão é ainda mais eficaz que a turfa, ou seja, é necessário menos carvão que turfa para aquecer da mesma forma. Contudo como a turfa é vendida em blocos (parecidos com tijolos), é mais prático para carregar consigo até a sua casa.

Óleo é um método de aquecimento mais caro que o carvão e a turfa. Não é à toa que países entram em discórdia por causa dele! E eletricidade não é apenas a opção menos ecologicamente correta como a mais cara e ineficaz. Uma vez desligado o aquecedor elétrico o frio recomeça. Além de ser péssimo para combater a umidade.

Se você tiver a sorte de encontrar uma casa com lareira e back boiler, a água da sua casa será aquecida com o calor gerado pela lareira, de forma que a água das torneiras sairá quentinha. Um grande bônus durante o inverno! Por isso aconselho perguntar ao landlord se a casa tem back boiler quando ela tem lareira. Todavia não descarte um lugar por não ter back boiler, pois isso é cada vez menos comum!

O que é importante saber antes de alugar uma casa ou apartamento é a forma de aquecimento que você terá. Muitas vezes o valor do aluguel é muito convidativo, mas quando você descobre que levará facadas mensais ao pagar a conta de eletricidade você já está morando no lugar.

Finalmente quando você entrar numa casa para alugar e sentir cheiro de mofo eu desafio você a perguntar qual o tipo de aquecimento é usado ali. Se a pessoa lhe disser que é lareira você volta aqui e nos conta.

4 comments:

  1. estavámos conectados mentalmente hoje, quando lançamos nossos ultimos posts...abraço.

    ReplyDelete
  2. Que legal! Vou ler o seu agora. Bjo

    ReplyDelete
  3. Adorei o seu comentário sobre o aquecimento, ainda não tinha visto este assunto nos outros blogs.

    Parabéns!!

    Att,

    Luciana Sousa

    ReplyDelete
  4. Obrigada pelo simpático comentário, Luciana!

    ReplyDelete

Obrigada pelo seu comentário. Thank you for your comment.