Monday, March 12, 2012

Porque vacinar adultos contra a coqueluche


O número de casos de coqueluche dobrou em 2011 tanto no Brasil quanto na Irlanda. Isso de acordo com dados da Saúde Pública e do Health Protection Surveillance Centre respectivamente. Só em São Paulo foram 183 casos no primeiro semestre do ano passado, sendo que 6 destes resultaram em morte. Esta doença é mais grave em recém nascidos com menos de 6 meses de idade. 

A vacina é gratuita para crianças no SUS. Entretanto, são os jovens e adultos os principais responsáveis por transmitir a bactéria causadora da infecção. No Brasil os parentes próximos são os maiores responsáveis por 83% dos casos de coqueluche em bebês com menos de 6 meses. Nos Estados Unidos a FDA recomendou, em 2010, que os maiores de 65 anos tomassem o reforço da vacina, pois lá os avós são responsáveis por 6 a 8% das transmissões.

Os sintomas aparecem cerca de 10 dias após a contaminação e a doença tende a durar até 3 meses. O que caracteriza esta doença é a tosse com guincho. Após o ataque de tosse a pessoa tem que buscar por mais ar, daí o termo. 

O contágio da bactéria pode acontecer por tosse, espirro ou até a fala uma vez que expelimos pequenas quantidades de saliva quando falamos, às vezes. O doente começa sentindo mal estar e tendo catarro, desenvolvendo um resfriado com febre baixa. Duas semanas depois as tosses compridas começam e duram 2 meses. São 20 a 30 tosses seguidas sem inspirar. Os adultos ficam vermelhos e os bebês chegam a ficar roxos. É muito desconfortável. A tosse não escolhe hora e os bebês e crianças sofrem muito com ela à noite. 

Como a coqueluche é causada por bactéria e não vírus, como alguns erroneamente pensam, o tratamento é feito com antibióticos. Os bebês com menos de 1 ano muitas vezes acabam tendo que ser hospitalizados por até 2 semanas, pois perdem líquido com os vômitos que acontecem após a tosse e precisam receber soro e oxigênio também. 

Só na Califórnia (EUA) 10.000 pessoas contraíram coqueluche em 2010, entre elas 70% eram bebês com menos de 6 meses, pois eles ainda não tinham tomado as 3 doses necessárias da vacina DTP (difteria, tétano e pertussis) para protegê-las contra a bactéria bordetella pertussis que causa a coqueluche. 

O médico Moisés Chencinski explicou em entrevista na tv brasileira que a vacina vai perdendo o efeito com o tempo e  que por isso deveríamos tomar um reforço passados 10 anos, algo que nós não fazemos. Por isso os jovens e adultos são os maiores responsáveis por transmitir a doença. Ele ainda explica que 20 a 30% dos casos de tosse prolongada em adultos podem ser coqueluche. Contudo, como os sintomas são mais leves nos adultos eles não vão ao médico nem evitam contato com as crianças que pegam a doença e ficam muito mais debilitadas.

De acordo com o médico grávidas podem tomar esta vacina, pois ela não é de vírus vivo. Infelizmente ela custa cerca R$ 100 para adolescentes e adultos. Ela é gratuita apenas até os 5 anos no Brasil. 

Complicações:
Convulsões
Encefalite (inflamação aguda do cérebro)
Pneumonia
Morte

video - crianças com coqueluche

Já antecipo aos meus amigos e familiares que minha bebê já terá recebido as 3 doses quando formos ao Brasil e que eu recebi a 6-in-1 hoje.

Importante: Um bebê americano foi incorretamente diagnosticado com refluxo. Troque de médico se o seu bebê ou criança apresentar a tosse típica da coqueluche e o médico não souber reconhecer os sintomas!



Calendário de Vacinação Infantil de 0 a 10 anos no Brasil