Saturday, March 31, 2012

Porque NÃO apoiar Kony 2012


Você já deve ter assistido o filme Kony 2012. Ele propõe a prisão de Joseph Kony, o chefe da Lord's Resistance Army (LRA) que escraviza crianças para cometer crimes bárbaros em Uganda. A campanha é ligada à uma organização sem fins lucrativos chamada Invisible Children. 

Todavia já é sabido que apenas 32% dos U$8.676.614,00 arrecadados por Invisible Children em 2011 foram utilizados para ajudar as crianças. O resto foi utilizado em salários, viagens, transporte e produção do filme Kony 2012.

clique na foto para ampliá-la

O jornalista Joshua Keating, sediado na Uganda, explica porque Kony 2012 tomou conta das redes sociais:

Seria ótimo livrar-nos de Kony. Ele e suas forças armadas deixaram um caminho de sequestros de crianças e assassinatos em massa por mais de 20 anos. Mas vamos deixar duas coisas claras: 1) Joseph Kony não está na Uganda há 6 anos. 2) o número de crianças envolvidas no exército de Kony está  no máximo na casa das centenas agora (o filme fala em 30.000 crianças) e embora ainda cause imenso sofrimento, não está claro como milhões de pessoas bem intencionadas, mas desinformadas ajudarão a lidar com a realidade mais complicada.

Na verdade, durante um período de relativa paz não vista em anos, Mark Kersten de Justice in Conflict conta que a Uganda tem reservas de petróleo recém descobertas que ¨podem produzir entre 2.5 a 6 bilhões de barris de petróleo que tem sido diretamente ligadas à segurança do país¨.

Em outubro de 2010 o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, enviou 100 soldados para a Uganda para ¨remover¨ Joseph Kony embora é sabido que ele não está naquele país. Você deve lembrar que em 2003 os Estados Unidos invadiram o Iraque sob o pretexto de que eles tinham armas de destruição em massa quando mais tarde ficou claro que tudo o que eles queriam era petróleo. 

Acho que não preciso ser mais clara. Você está sendo enganado pelo vídeo Kony 2012. 

Fonte. RT (jornal russo com publicações em Inglês)