Wednesday, September 19, 2007

Dias 23 à 28 - As chuvas começaram - Dá-lhes filmes

O Pete ganhou 3 dias de folga. Alugamos dois filmes: The Wind that Shakes the Barley e The Field. O primeiro fala da Irlanda de 1920. Trabalhadores do campo e da cidade unem-se numa guerrilha armada para enfrentar a cruel esquadra “Black and Tan”, enviada pela Inglaterra para impedir os movimentos de independência dos irlandeses. Apesar da aparente vitória irlandesa, a guerra civil irrompe e famílias que lutaram lado a lado estão agora umas contra as outras, enfrentando-se como inimigos e pondo à prova a lealdade que existia entre eles.

O segundo trata da luta da família irlandesa MacCabe em convencer o rico americano a não comprar a terra que vinham cuidando há muitos anos depois da propietária decidir vendê-la em leilão. Assistimos ambos ao lado da lareira acessa, aqui no quarto.
  

Encontramos a americana que veio fazer o PhD de Geografia em Galway, no nosso Café preferido, o Le Journal. Depois de experimentar o chocolate quente.

Ainda no domingo fui ao pub The Crane para ver o Pete tocar, mas infelizmente a banda dele estava num festival em outro lugar e demos de cara justo com o V. Entretanto, o Mike, um amigo do Pete de aparência selvagem e coração manso que  trabalha com efeitos especiais em filmes, apareceu no pub.

Então, tivemos uma desculpa para ir para o andar de cima ouvir a banda que tocava lindas músicas irlandesas. Seguindo a tradição o chão, as cadeiras e o bar de lá são de madeira, mas, ao contrário do andar de baixo, lá há uma espécie de palco, com luzinhas coloridas contra a parede, muito perto das mesas em volta. Todas as poucas cadeiras e mesas estavam tomadas e ainda havia várias pessoas em pé como nós. A ambiente era típico de filme irlandês se não fosse uma estrangeira, possivelmente do leste europeu, dançando sem ritmo enquanto as pessoas tentavam ignorar sua estranha presença.


Na quarta choveu várias vezes e a temperatura caiu um pouco. Preferi ficar em casa. Quando cheguei aqui, dia 25 de agosto, fazia 20o C e os dias eram ensolarados. Agora varia entre 13 e 17 e o céu fica um pouco cinza, mas nada comparado ao cinza do inverno, pois estamos no começo do outono. Hoje é sexta e ele chega do trabalho às 15hs. Vou tirar meus sausage rolls (foto) do forno, almoçar e depois me arrumar, pois o banco fecha às 16hs (aqui também).