Monday, September 03, 2007

Primeiro Fim de Semana na Irlanda

Até que para quem não tinha plano algum para o fim de semana, o meu foi movimentado. Sexta-feira à noite começamos a assistir o filme Super Size Me e testemunhar o estrago que os sanduíches do MacDonald's podem fazer se comidos com frequência. No sábado de manhã fui até a feirinha no centro.

Ela parece improvisada, mas quando estive aqui tanto em 2001 quanto 2003 ela já existia. Ela fica entre o fundo das lojas da rua mais movimentada do centro e uma igreja. Lá eles vendem de tudo, de roupas à comida. Havia um casal vendendo ostras para serem comidas na hora. Só de pensar naquela gosminha descendo goelas abaixo meu estômago embrulha. Talvez isso mude no futuro.


O legal mesmo é saborear o crepe. Comi um simples, com mel, apenas (2 Euros). Depois permaneci no centro por mais algumas horas. Visitei a Eason, livraria mais famosa da Irlanda, e vi os preços de uns livros que quero ler no futuro, como, por exemplo, Marley & Eu, que fala sobre a relação cão-família. Depois ainda dei uma paradinha no meu Café predileto e tomei uma super xícara de café. À noite comi kebab pela primeira vez.

A carne do prato chama-se "doner" e, geralmente, é encontrada num espeto, como nas churrascarias do Brasil. Valeu pela experiência, mas a verdade é que não gostei muito. Depois fui ao cinema 3 Eye assitir "Bourne - The Ultimatum".

Lá sim comi algo super saboroso: o sorvete Ben & Jerry's. Uma bola de Fossil Fuel (sorvete cremoso de nata com pedaços de bolo de chocolate e pequenos dinossauros de chocolate) e uma de Chunky Monkey (sorvete de banana com pedaços de nozes e chocolate). A Ben & Jerry’s tem hoje mais de 580 sorveterias espalhadas pelo mundo. O Brasil não sabe o que está perdendo! Domingo fui ao pub, The Crane, pela primeira vez.

O pub fica a 10 min. de onde moramos e é voltado para quem gosta de música tradicional. Ele é intimista e acomoda apenas 70 pessoas sentadas. E como todo bom pub irlandês só é considerado movimentado quando aglomeram-se várias pessoas em pé também. Tomei minha boa e velha cerveja dinarmarquesa, Carlsberg, com limão.

Fiquei na roda dos músicos com o Pete, mas mais no cantinho para não impor a minha presença.