Saturday, September 08, 2007

Dia 14 - Claddagh e Sex

Ontem o Pete me levou para conhecer a mais famosa vila pesqueira da Irlanda cujo nome é Claddagh (em Irlandês "An Cladach" significa mar de pedras), aqui em Galway mesmo. Historicamente essa área existe desde a chegada do Cristianismo, no século V. O lugar também é conhecido pelo anel claddagh ou claddagh ring, o anel da amizade e do casamento (ou lealdade).

 
Há mais ou menos 400 anos, viveu um mestre joalheiro chamado Richard Joyce, cujo design de um anel composto por duas mãos segurando um coração coroado acabou por tornar-se parte da tradição irlandesa até hoje. O anel Claddagh pertence a um grupo maior de anéis chamados Fede, cujo design era o de duas mãos se tocando, simbolizando fé, comprometimento e verdade, e que remontam aos antigos romanos. Este tipo de anel foi muito popular durante a Idade Média na Europa. A diferença do Claddagh para os Fede é justamente o coração coroado.

De acordo com a tradição, se o anel é usado na mão direita, com a coroa de cabeça para baixo (invertida) significa que a pessoa que o usa é descomprometida. Se usado ao contrário, significa algum comprometimento. Se o Claddagh é usado na mão esquerda, com a coroa apontanda para o coração, a pessoa é totalmente comprometido com alguém. A área Claddagh é famosa pelos simples, porém tradicionais barcos de madeira que têm um nome bem curioso - hookers (prostitutas). No entanto, o que me chama atenção são os cisnes imensos. "Sex", no título, é apenas abreviação de sexta-feira.