Tuesday, September 13, 2011

Furacão Katia

Hurricane Katia | 2
Furacão Katia - Galway - por elena_n
Todos ouvimos falar do furacão Irene, que atingiu os EUA semanas atrás, mas a mídia internacional pouco falou do que viria em seguida. Contudo um jornal local nos alertou sobre a chegada do furacão Katia no último fim de semana. 

Isso ocorreu dias após um alerta do serviço metereológico sobre a chegada de uma gale, ou seja, ventania. Ventania no sentido usual da palavra não é nada mais que um ventinho forte. Pelo menos o era para mim antes de vir morar na Irlanda. 

Quando testemunhei a primeira ventania irlandesa aprendi que é um pouco mais do que isso. Entretanto, não é nada parecido com os furacões americanos. É uma brisa se comparado a eles, mas para quem veio do cerrado brasileiro, a ventania irlandesa é algo novo, com certeza.

Então, quando li que um furacão estava vindo, imaginei que seria algo pior, mas não cheguei a me preocupar, pois não falaram em plano de emergência ou retirada. Acabou que o furacão destruiu alguns galhos aqui em Galway, atrapalhando o trânsito perto do mar. 

Uma conhecida viu algas marinhas na pista em frente ao calçadão e ainda teve gente louca pulando no mar (veja o video). Isso fora as 4.000 casas que ficaram sem energia pelo país a fora, mas de fato não foi nada além do que uma forte tempestade, com rajadas de 100 a 130 km/h que não senti na pele, pois não saí de casa.

Hoje, terça, o clima está normalizado. A chuva que veio com a ventania também passou e tivemos até sol.


Homens mergulham na Bacia de Galway ignorando o furacão Katia.


Passagem do furacão Katia pelo condado de Donegal.