Wednesday, October 05, 2011

Cigarro, higiene bucal e gravidez


Vários artigos sobre gravidez afirmam que é comum haver sangramento na boca durante a gestação. Assim não me preocupei quando isso aconteceu comigo. Especialmente após passar aquela noite no hospital e ver que o mesmo acontecia com uma grávida que escovava os dentes ao meu lado.

Contudo, felizmente, parte de uma restauração de dentes feita há muitos anos quebrou e tive que ir ao dentista. Ele marcou uma limpeza de dentes para a manhã seguinte. Uma plena manhã de sábado! Talvez porque problemas bucais podem indicar sinal de parto prematuro, o dentista não perdeu tempo.

E adivinha quem foi o vilão do sangramento das minhas gengivas? O cigarro. Yvonne, a dental hygienist, me explicou que quando fumamos não há circulação na nossa boca, ou seja, não há oxigenação das gengivas. Ela retorna cerca de 6 meses após pararmos de fumar. 

Certamente o sangramento das minhas gengivas estava além do normal em grávidas e, por isso, ela perguntou se eu havia parado de fumar.

Yvonne ainda comentou que minha escovação é boa, ou seja, o problema não pode ser evitado por causa do cigarro. Ela recomendou que eu usasse Tepe (foto acima), um ferrinho que você passa entre os dentes, pois é mais adequado que o fio dental para esse problema.

Em menos de dois dias o sangramento parou. A limpeza dos dentes e o uso do Tepe foram muito eficazes, o que indica que escapei de uma gengivite, que pode causar perda dos dentes se não cuidada.