Tuesday, October 25, 2011

EURO-PÓS 2011 - 18 a 20 de novembro - SP


O CampusFrance, o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o NUFFIC Neso Brasil associaram-se para promover o primeiro salão europeu de pós-graduação no Brasil, o Euro-Pós.

Será a primeira edição brasileira do evento destinado a estudantes, docentes e administradores de instituições de ensino superior. O objetivo do encontro é aprofundar o diálogo acadêmico entre o Brasil e a Europa. 

Participarão do evento, agências públicas de promoção ao ensino em países estrangeiros, associações de ensino, instituições de ensino superior e instituições de língua e cultura de diversos países europeus, como a Alemanhã, Bélgica, França, Holanda, Irlanda, Polônia, Suécia, entre outros, além da presença de representantes da União Européia. Assim, estes organismos poderão apresentar ao visitante, as maiores informações acerca a possibilidade de estudos na Europa.

O Euro-Pós reunirá seus participantes entre os dias 18 e 20 de novembro, em São Paulo, com programação e objetivos detalhados a seguir:

Sexta-Feira, 18 de novembro: Simpósio “Encontro Brasil-Europa’
Local: Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – Centro – São Paulo /SP
Horário: 13h30 – 19h30
Participantes: reitores, diretores, assessores internacionais e professores das universidades brasileiras e europeias; fóruns e redes de universidades; órgãos de fomento; instâncias governamentais; estudantes de pós-graduação

Objetivos:
• Traçar um panorama das relações entre o Brasil e a Europa no que diz respeito ao ensino superior e à pesquisa.
• Apresentar exemplos de políticas universitárias, abrindo um debate sobre modelos e perspectivas.
• Apresentar e discutir modelos de financiamento da mobilidade.
• Apresentar e discutir questões ligadas à revalidação de créditos e ao reconhecimento de diplomas.

Sábado, 19 de novembro e Domingo, 20 de novembro: Salão Europeu de Pós-graduação
Local: Palácio das Convenções Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1209 – Santana – São Paulo / SP
Horário: 14h00 – 19h00
Expositores: universidades brasileiras e europeias; órgãos de fomento; instâncias governamentais; associações de ensino; instituições de língua e cultura
Visitantes: estudantes, docentes e pesquisadores brasileiros

Objetivos:
• Oferecer aos estudantes e pesquisadores brasileiros a ocasião de encontrarem pessoalmente representantes das universidades europeias para esclarecer suas questões relacionadas à preparação de uma estada de estudos na Europa.
• Valorizar as parcerias entre as universidades participantes, tornando mais visíveis os percursos de dupla diplomação, cotutela de teses e intercâmbio de estudantes e docentes.
• Favorecer o contato entre instituições brasileiras e europeias com vistas ao início ou aprofundamento de cooperações universitárias

Programação detalhada:
• 09h00 – 12h00 (Sábado): Encontros institucionais Brasil-Europa
• 14h00 – 19h00: Salão

Mais informações, inscrições e programação detalhada no site: www.euro-pos.com.br