Monday, October 31, 2011

Lula, câncer e a ironia


Então Lula está com câncer na laringe e algumas pessoas tem aproveitado para fazer o que chamam de ironia. Corre nas redes sociais a ¨piada¨ que o ex-presidente deveria usar o SUS para fazer o seu tratamento. A quimioterapia dele começa hoje no Hospital Sírio Libanês.

Como já disse antes, aqui no blog, não apoio qualquer partido, portanto não sou petista. Escrevo como ser humano. O estado de saúde de alguém, seja pessoa do povo ou pública, é muito mais sério que picuinhas ou promessas políticas. Mas está claro que isso não é a norma para todos. 

Tudo tem a hora certa. Ter brincado com a possibilidade do Lula usar o SUS em outros tempos seria inofensivo, mas fazer isso quando ele está de fato doente é, ao meu ver, de mal gosto, para dizer o mínimo.

Alíás, vou além, é desumano mesmo. Assim como foi a morte de Gadaffi. Fala-se em Direitos Humanos e vão lá e abatem o político como se fosse um animal. Até os animais tem seus defensores que buscam o direito deles de morrer de forma menos dolorosa. 

Gadaffi foi um tirano e péssimo para o seu povo, mas não merecia ser abatido. Lula pode não ter sido o presidente que prometeu ser, afinal, seguiu os passos do FHC e viajou mais do que os petistas gostariam. Viajar faz parte de qualquer agenda de presidente, penso eu, mas era algo que Lula criticava e que reproduziu sem rodeios.

Enfim, quando falamos de saúde e morte, deveríamos nos colocar no lugar de quem criticamos e demonstrar um pouco mais de respeito pelo próximo. Se falta honestidade por parte dos políticos brasileiros, falta compaixão por parte dos cidadãos.