Wednesday, November 02, 2011

As vitais gotinhas de sol


Uma coisa importante que aprendi durante a gravidez na Irlanda foi que devemos dar 5 microgramas de vitamina D3 para nossos bebês, tanto se você amamenta ou se você dá mamadeira. Curiosamente, a doença decorrente de sua carência é mais frequente em países em desenvolvimento - possivelmente por falta de informação.

A vitamina D ajuda os corpinhos dos bebês a usar o cálcio para fabricar e manter ossos e dentes fortes.  De acordo com o HSE, o Serviço Executivo de Saúde, crianças e adultos na Irlanda tem baixos níveis de vitamina D, o que os levam a ter ossos fracos.

A vitamina D é conhecida como ¨vitamina dos raios de sol¨ porque nossos corpos podem fabricar vitamina D a partir do sol. Quando a luz solar toca nossa pele os raios de sol ultravioleta B (UVB) são usados para fabricar vitamina D.

Contudo, não é possível para os bebês receberem vitamina D do sol de forma segura uma vez que suas peles são muito sensíveis. Isso sem falar que os alimentos que eles ingerem podem não conter vitamina D o suficiente. E ainda porque eles crescem muito rápido no primeiro ano de vida e tem uma necessidade maior de vitamina D para formar ossos fortes.

Em casos graves, os baixos níveis de vitamina D podem causar raquitismo nas crianças. O número de casos de raquitismo na Irlanda tem crescido nos últimos anos. Os ossos são mineralizados de forma inadequada quando se tem essa doença, então, não é incomum a pessoa ficar com os ossos tortos e ter baixa estatura.

Felizmente minha fofucha adora as gotinhas, que dou pela manhã, e que as distrai na hora de trocar a fralda. Esse é um momento em que ela normalmente chora. O líquido é doce e tem sabor de aniseed, então ela gosta bastante.

O informativo do HSE sobre vitamina D para bebês aconselha a dar as gotinhas até a criança completar 1 ano. Contudo, as instruções da vitamina D que dou para ela, como nome comercial Abidec, recomenda fazê-lo até os 3 anos. Assim, é melhor confirmar com o seu médico.

Acredito  que a carência de vitamina D tem relação com o número de pessoas - a maioria jovem e do sexo masculino - que vejo andando de muletas com o tornozelo enfaixado na Irlanda. Talvez eles não tomaram as gotinhas quando eram crianças. Esse ano mesmo o radialista Dave Moore (35 anos) foi jogar paintball e fraturou um tornozelo enquanto corria dos seus adversários. 

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário. Thank you for your comment.