Monday, November 28, 2011

Filhos unem o casal?


Uma vez me disseram que filhos unem o casal. Do ponto de vista genético, sem dúvida, mas e do resto?

A chegada da nossa fofucha aumentou a nossa comunicação. E no que refere-se à criação de filhos ela mudou, pois agora é tudo na prática. As teses ficaram para trás. 

Contudo, talvez por causa do meu instinto de proteção de mãe de primeira viagem misturado com situações emergenciais, como a em que a nossa fofucha estava molhada de xixi e precisávamos preparar água pro banho rápido, não falei com o Pete com a mesma cordialidade de sempre. Houve casos em que as palavras nem saiam em Inglês. 

Eu ía e fazia o que precisava eu mesma e como dizem, o Pete ficava no vácuo. Ele é mais calmo, então, o estresse dele, se existente, é mais em consequência do meu. Felizmente temos desculpado e relevado o mal jeito um do outro, pois sabemos onde o contrário poderia nos levar. 

Para você ter uma idéia, o Instituto de Pesquisa Econômico e Social fez um estudo sobre a vida familiar irlandesa ao longo dos últimos 20 anos e concluiu que casais com um filho estão entre 25 a 30% mais sujeitos a se separar do que aqueles sem filhos ou com mais de um.

Um dos autores da pesquisa, o Dr. Tony Fahey, disse que o motivo é a pressão extra colocada no casamento, mas que casais com 2 ou mais filhos parecem superar isso. Deduzo que se o casal resolveu ter um segundo filho é porque conseguiu levar bem a chegada do primeiro.

De qualquer forma, depende dos pais. Se ambos não tivermos consciência da mudança da dinâmica do relacionamento ele pode infelizmente ruir. Talvez casais que contratam babá ou contam com a ajuda da família sofram menos pressão, embora talvez não uma vez que contratar babá em si deve ser um estresse. Não sei quanto ao resto do Brasil, mas pelo o que escuto, em Brasília elas estão em extinção.