Monday, December 12, 2011

Gort não é mais Pequeno Brasil

¨Pedra¨ em Gort
Gort é uma cidadezinha no Condado de Galway conhecida como Pequeno Brasil devido ao grande número de brasileiros. Ela possui cerca de 3.000 habitantes e apesar do Wikipedia ainda dizer que 1/4 deles são brasileiros, isso não corresponde mais à realidade. 

A emissora de rádio e tv irlandesa RTE vem documentando a partida de brasileiros há algum tempo. Ademais, na última sexta-feira reencontrei uma brasileira que vive lá e que me disse que só no dia anterior à nossa conversa, uma família com sete pessoas havia retornado ao Brasil.

Perguntei à ela se os brasileiros ainda continuam indo para a Pedra, uma esquina central onde eles aguardam por um dia de trabalho. Ela disse que sim, mas que aqueles que tem carro, como o marido dela, tem a chance de conseguir emprego fora, mas não como antigamente. Ela estima que metade dos brasileiros em Gort já partiu. Desde 2009 a BBC fala no mesmo sentido.

Ela ainda comentou que muitos dos brasileiros que estão voltando para o Brasil estão aproveitando a ajuda da OIM, conforme falei no post Brasileiros ilegais recebem ajuda para voltar para o Brasil, em 2008. Ela disse que a organização paga todo o percurso de volta, inclusive o trajeto para Dublin e acomodação, se for necessário. Aqueles que tem interesse em se capacitar ainda tem um curso pago no Brasil.

Sempre tive curiosidade em saber como o Pequeno Brasil na Irlanda começou e este mês a RTE a supriu com o documentário Small World. Um único irlandês que foi para o Brasil  nos anos 70 e por lá ficou os ajudou a virem para a Irlanda. Ele trabalha no ramo de carnes e quando soube que muitos brasileiros na Vila Fabril, em Anápolis, estavam perdendo seus empregos nos frigoríficos, no começo dos anos 90, ele os ajudou a conseguirem visto de trabalho para virem trabalhar aqui. Em questão de semanas 2000 brasileiros já estavam trabalhando em Gort.

O documentário ainda acompanha o retorno de uma brasileira para o Brasil este ano, além de entrevistar crianças que cresceram aqui, sendo que uma delas em especial considera-se irlandesa e sofre com a distância de seu país, a Irlanda. Ele inclusive jogava hurling e estava se saindo muito bem nesse esporte. É a parte mais tocante do documentário. Pete também se emocionou com esse menino. 

O que o documentário talvez não explique bem é que os frigoríficos irlandeses começaram a fechar cerca de 10 anos após a vinda deles, quando eles faturavam até 3 mil Euros por mês. A recessão foi o golpe final para a volta para o Brasil.

Small World tem 25 minutos de duração e fica no ar até o dia 23 de dezembro. Você pode assistir aquiNo começo do ano a Rádio RTE também cobriu os brasileiros em Gort e suas dificuldades desde a recessão e você pode ouvir o arquivo de áudio aqui. Ele dura 8 minutos.