Tuesday, May 17, 2011

Visita histórica da Rainha Elizabeth à Irlanda

Rainha Elizabeth II no Palácio Presidencial em Dublin.
Por mais que você não se ligue na monarquia inglesa você há de convir que hoje foi um dia histórico na Irlanda. Cem anos se passaram desde a visita do último monarca, Rei George V, avô da Rainha Elizabeth II. Naquela época nem havia República da Irlanda ainda.

Este país esteve sob o domínio inglês por 700 anos. É tempo até não acabar mais. Nem se somarem os seus anos de vida com o de seus pais chegaria-se a tanto. 

É mais ou menos assim que penso para entender a animosidade ainda existente dos irlandeses pelos ingleses. Por mais que escutemos irlandeses dizerem que já é hora de esquecer o passado, nós, que vivemos aqui, sabemos que ainda há ressentimento. Um irlandês, por exemplo, não se incomoda se outro irlandês o chamar de Paddy, mas se um inglês fizer isso, o resultado pode ser nada bom. Há até um caso de um irlandês que processou um inglês por bullying no trabalho por conta disso na Inglaterra.

Você escuta ingleses ou britânicos com o sotaque inglês dizer que a vida de um estrangeiro com sotaque inglês é muito mais difícil do que qualquer outro na Irlanda. Isso eu acho um pouco de exagero, pois você vê muitos deles trabalhando em bons cargos com mais frequência que outros estrangeiros. Obviamente o fato de falarem a mesma língua é o fator determinante para isso.

Mas voltando à visita da Rainha, o que eu mais gostei de ver além do interior do Palácio Presidencial, mostrado ao vivo pela BBC enquanto ela se deslocava para assinar o livro de visitantes, foi a saudação do Capitão do Exército Irlandês, que vestia o uniforme para solenidades datado da época da independência do país. O capitão, que pode ser visto andando atrás dela, na foto, se apresentou à Rainha e disse que estavam prontos para serem inspecionados. Ela, então, passou pela tropa e conferiu o modelito e a apresentação dos soldados.

Isso depois de saber que encontraram uma bomba em um ônibus a caminho de Dublin e outra, que na verdade nem era de verdade! É claro que ao menos um irlandês republicano faria isso. De acordo com a BBC apenas 70 deles protestaram no centro de Dublin hoje. Ainda restam 3 dias de visitas. Imagino que a Rainha vai continuar bem low profile. Ela quase me pareceu humilde hoje. O que o medo não faz!

No comments:

Post a Comment

Obrigada pelo seu comentário. Thank you for your comment.