Saturday, March 29, 2008

Viagem à Dublin: Casamento Registrado + Visto + U23D + Crime de Distração

Pete no Eddie Rocket usando o óculos 3D do filme U23D.

Eu no Eddie Rockets usando o óculos 3D.

M. na sua sala
O que refere-se à visto está em negrito.

Madrugamos e partirmos às 7h30, na quinta-feira. Depois de 3 horas de viagem chegamos no centro de Dublin, onde também fica o Hotel Arlington. Deixamos a nossa mala e seguimos para a Embaixada. Lá eles me entregaram 3 folhas para eu ler e verificar a existência de erros. Colocaram a nacionalidade do Pete como sendo galesa, mas legalmente ela não existe. Quem nasce na Irlanda do Norte, Escócia, País de Gales ou Inglaterra é britânico. Então, corrigi isso e outros errinhos. O funcionário da Embaixada então foi conversar com o Pete, perguntar seu lugar de nascimento e insistiu que ele era galês, não britânico.

O Pete não ficou nada satisfeito com isso e achou que o Paulo estava dizendo que ele não sabia a sua própria nacionalidade. Fiquei numa saia justa. O Paulo mudou a nacionalidade do Pete e dos pais dele para britânica no final das contas. Assinamos os papéis e entreguei o comprovante de 5 Euros para receber uma cópia autenticada da Certidão Consular de Casamento, que peguei no dia seguinte.

Em seguida fomos falar com a M., do outro lado da embaixada. Ela não mudou nada! Pareceu até mais jovem que 4 anos e 3 meses atrás.

Saímos para almoçar no mesmo restaurante indiano que comemos anos atrás. Por 12,80 cada um comeu entrada, prato principal e sobremesa. Uma delícia! O Pete falou sobre a peregrinação que fez no Caminho de Santiago de Compostela após ler o livro do Paulo Coelho. Foi um almoço muito agradável. Depois seguimos para o hotel para descansarmos. 

Após o descanso seguimos para o cinema na Rua Parnell, que fica a 15 min. do hotel. Saboreamos um Ben & Jerry, um sorvete americano que infelizmente não vendem no Brasil e que na nossa opinião supera o da Haagen-Dazs, antes do filme começar. 

Desejei muito que o Pete curtisse o U23D, pois senão seria chato demais para ele. A nota dele foi 8 de 1 a 10 - melhor do que esperava. Achei que ele daria 7, no máximo. Todo mundo ficou quieto durante o filme/show. Achei curioso.

Eu cantei com o Bono e, assim como show em SP em 2006, derramei algumas lágrimas quando ele cantou Miss Sarajevo (em italiano). A música que dá para perceber que foi filmada no Brasil - e não na Argentina, como a maioria das colocadas no filme - é justamente a que mostra a Fernanda segurando a bandeira do Brasil. Graças a ela, que dormiu na fila para o segundo show, a Cris e eu ficamos em frente ao palco.

Terminamos a noite no Eddie Rockets. Como já era tarde não pedi hamburger, pois são gigantes, fiquei com uma ceaser salad apenas. Quando saímos de lá vimos 4 rapazes vestidos com fantasias dos personagens do Mágico de Oz. Foi engraçado.

Na sexta acordamos cedo novamente para ir à Imigração. Chegando lá fui direto para a pequena fila, mas o Pete entrou e perguntou se precisávamos enfrentá-la. Isso não era necessário. Fomos atendidos de imediato e depois esperamos uns 20 min. para o cartão de registro ficar pronto.

Ambos o cartão e o carimbo/visto no passaporte expiram na mesma data do passaporte atual. Quando eu receber o novo, daqui 2 semanas, nós vamos à Imigração para eles colocarem o visto de 1 ano e substituir o cartão com a mesma data. 

Encerramos a estadia em Dublin tomando café perto da Grafton Street.

No noticiário de ontem à noite informaram que a polícia prendeu uma quadrilha com 40 romenos que tem cometido o que chamaram de "crime de distração". Eles cutucam a vítima do lado direito e levam a bolsa deixada à esquerda, por exemplo, ou furtam a carteira de quem está parado olhando as vitrines ou levam o dinheiro de quem acabou de sacar (nas máquinas nas ruas). A pessoa entrevistada disse que o número desse tipo de crime na Irlanda não é maior que nas outras grandes cidades européias, com um certo ar de irritação.

A calçada da Rua O'Connell foi alongada. Agora há ainda mais espaço para os pedestres. Ainda colocaram uma tela vertical na altura da agência central do Correio com um homem andando sem parar, como o que aparece durante a música Sometimes You Can't Make It On Your Own, no filme U23D.

Ainda percebi que há lojas novas da Rua Grafton, que parece ter recebido uma mão de tinta. Ouvi gente falando Português 5 vezes.